O Detran-SP também participa da Campus Party Brasil, que acontece até 2 de fevereiro no Anhembi (SP), com um simulador de direção veicular, semelhante ao que será utilizado pelas auto escolas nos novos processos de habilitação em todo País. A diferença é que o equipamento tem um software especial, que simula os efeitos das diferentes dosagens de álcool nos motoristas.
O usuário registra algumas informações básicas como peso, idade, sexo e quantidade de bebida ingerida. A partir daí, o percurso é iniciado e o motorista vai percebendo como mudam os reflexos, a percepção de obstáculos e a habilidade em controlar um veículo após a ingestão de bebida alcoólica. Além de expor o simulador, o Detran.SP iniciará na Campus Party uma campanha de alerta sobre o perigo do uso do celular ao volante.
Simuladores de direção nas auto escolas
Começou a vigorar a regulamentação federal que prevê a obrigatoriedade de cinco aulas de 30 minutos em um simulador de direção veicular como parte do processo de primeira habilitação na categoria “B” (carro) para candidatos que iniciaram a capacitação em 2014. Também passarão pelas aulas no equipamento os condutores que desejam adicionar a categoria “B” à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou que tiveram que reiniciar o processo de habilitação pela cassação do documento por infração de trânsito.
O simulador de direção veicular recria situações adversas que, possivelmente, o condutor vivenciará nas ruas. Simula, por exemplo, a direção sob diversas condições climáticas, tais como chuva intensa e névoa. Testa ainda as habilidades do condutor em pistas não pavimentadas, em vias com a presença de animais e avalia a relação do futuro condutor com os demais agentes do trânsito, como ciclistas e pedestres.
Fonte: Portal do Trânsito
